O Grupo de Lima reconheceu e expressou pleno apoio ao chefe da Assembleia Nacional da Venezuela, deputado Juan Guaidó, que se declarou presidente daquele país. Também manifestaram respaldo os Estados Unidos e a Organização dos Estados Americanos (OEA).
Íntegra do comunicado:
Os Governos da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai e Peru expressam o seguinte:
1. Reconhecem e expressam o seu pleno apoio ao Presidente da Assembleia Nacional Juan Guaidó que assumiu como Presidente da República Bolivariana da Venezuela, tendo em conta as normas constitucionais e com a ilegitimidade do regime Nicolas Maduro.
2. Apoiam o início do processo de transição democrática na Venezuela, no âmbito da sua Constituição, para realizar novas eleições no menor tempo possível, com a participação de todos os atores políticos e com garantias internacionais e normas necessárias para o processo democrático.
3. Condenam os atos de violência ocorridos na Venezuela e insistir em que o Estado de Direito, os direitos fundamentais do povo e a paz social sejam garantidos, enquanto ocorrer a transição do governo.
4. Ratificam sua decisão de continuar apoiando fortemente a recuperação da democracia na Venezuela.
COMENTÁRIO - A narcoditadura de Nicolás Maduro está com as horas contadas.
Nossas Redes