Veja por que os protestos do dia 15 já trazem efeitos positivos

Veja por que os protestos do dia 15 já trazem efeitos positivos

“Se há um coisa que político teme é manifestação de rua”, disse, nessa segunda-feira (2), da Tribuna, o senador Eduardo Girão, do Podemos do Ceará, resumindo uma verdade que pode ser constatada na divulgação de voto de congressistas a favor do veto dos R$ 30,1 bilhões.

Se algum interessado fosse pesquisar, constataria que, em votações mmenos polêmicas, sob pressão menor, ou nenhuma, poucos ou raros fizeram questão de divulgar seu voto nas redes sociais e para a imprensa. Não divulgaram, porque não havia povo no cangote.

A permeabilidade à pressão popular é absolutamente verdadeira. O povo é o patrão dos políticos – e eles sabe disso. Quando esse “patrão” se irrita, esses “funcionários” se assustam, porque prezam o “emprego”, cuja “estabilidade” é de quatro ou oito anos.

Desse modo, não é exagero dizer que os protestos de 15 de março já são um sucesso. A menos que ocorra uma virada surpreendente – mas não incomum em política, mundo no qual os acordões são sempre uma ameaça –, o veto dos bilhões resistirá à sanha de parte dos congressistas por verbas público para distribuição em proveito próprio em seus redutos eleitorais.

Para ser mais direto e claro: o povo que irá às ruas no dia 15 já prestou um grande serviço ao governo, ao país e à nação. Que isso sirva de lição altamente positiva ao povo, sobretudo àquelas pessoas que ainda não confiam o suficente na força que têm ou não acreditam que, individualmente, que podem ser importantes na luta do certo contra errado.

Senadores que votam a favor do veto. Veja aqui

Caso a boa expectativa se confirme no painel de votação, a partir das 14h, no plenário do Congresso Nacional, terá sido uma vitório dos brasileiros coletivamente e de cada cidadão bem individualmente. Uma vitória sua. Isso mesmo! (Clesio Boeira.)

Deixe seu comentário