Menu fechado

Trump será reeleito, diz único instituto que acertou em 2016

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, será reeleito com vitória apertada sobre o adversário Joy Biden, nesta terça-feira, dia 3 de novembro de 2020. Quem afirma é a consultoria Trafalgar Group, único instituto de pesquisas que previu o triunfo republicano nas urnas em 2016. Na foto, comício de Trump na Carolina do Norte nesta reta final da eleição.

Diz o site da CNN:

“O que tem diferenciado o Trafalgar dos outros institutos é a capacidade de corrigir o chamado “viés de desejabilidade social”. O complicado jargão se refere a algo muito simples e humano: os entrevistados têm receio de serem mal vistos pelos pesquisadores e de serem expostos nas redes sociais expressando uma opinião socialmente reprovável.

Robert Cahaly, o dono da consultoria, dá um exemplo. Se uma avó diz que o neto dela é bonito, você não responde que ela está enganada, que ele tem uma aparência estranha ou doentia. Trump tem sido apresentado pela imprensa, à qual a população associa os pesquisadores, como um líder racista, entre outros atributos repreensíveis. Muitos entrevistados temem as consequências de confessar que votarão nele, argumenta Cahaly.”

COMENTÁRIO – Faz sentido. As pessoas não querem contrariar publicamente o que diz massivamente a grande imprensa norte-americana. Para que se expor, se o voto é secreto? Há relatos de pessoas que simplesmente desligam o telefone ao saber que o autor da ligação está fazendo uma pesquisa eleitoral. A maioria silenciosa vai reeleger Donald Trump, enquanto a minoria barulhenta vai manter a gritaria, tentando impressionar os incautos.

Comício de Trump
Comício de Trump na Corolina do Norte. Foto: Twitter/Trump

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *