STF conclui hoje julgamento que pode afetar casos de 21 políticos – ClesioNet

STF conclui hoje julgamento que pode afetar casos de 21 políticos

O Supremo Tribunal Federal retoma, nesta quinta-feira, dia 14, o julgamento que pode ter impacto direto em nomes fortes da política nacional que são alvos de investigação da Lava Jato. Os ministros vão decidir se crimes como caixa dois eleitoral e corrupção devem ser julgados pela Justiça Eleitoral ou pela Federal. Em geral, punições para crimes eleitorais são mais leves do que as de crimes comuns.

Entre 21 nomes, o Estadão cita dois ex-presidente, quatro ex-ministros e dois deputados. São eles: os ex-presidentes Michel Temer e Dilma Rousseff (PT), os ex-ministros Eliseu Padilha (MDB), Moreira Franco (MDB) e Guido Mantega (PT) e José Serra (PSDB-MG), além de parlamentares de legislaturas passadas e da atual, como Aécio Neves (PSDB) e Marcos Pereira (PRB-SP).

MAIS GRAVE – Uma eventual mudança é vista como crucial para o futuro da Lava Jato, que já condenou 159 réus em cinco anos. Como o resultado parcial favorável à Justiça Eleitoral indica vitória por 6 x 5, o país pode estar diante do que alertam procuradores do Ministério Público Federal: futura anulação de grande parte das condenações da Lava Jato, o que será uma tragédia jurídica e uma frustração sem precedentes à Nação.