Evo Morales convoca nova eleição na Bolívia – ClesioNet

Evo Morales convoca nova eleição na Bolívia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou, neste domingo, 10, a convocação de novas eleições e outra composição para o Tribunal Superior Eleitoral. A disputa de primeiro turno será declarada nula, devido a fraudes denunciadas pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e pela oposição.

O anúncio foi feito após a OEA recomendar a repetição do pleito realizado no dia 20 de outubro e que teve como vencedor, para um quarto mandato, o atual presidente. A apuração teve interferência de partidários de Evo, que tinham acesso às transmissões dos votos para as centrais de apuração.

A oposição e movimentos populares denunciam a fraude eleitoral e exigem a renúncia do mandatário e a convocação de um novo pleito. Protestos desde o dia seguinte às eleições deixaram saldo de três mortos e 384 feridos em confrontos entre simpatizantes e opositores de Morales, segundo dados da Defensoria do Povo.

No sábado, 9, policiais que fazem a guarda externa do palácio presidencial, em La Paz, deixaram seus postos e se amotinaram em um quartel próximo à praça Murillo. O local passou a ser protegido apenas por oficiais e suboficiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 8 =