A Terra está diminuindo continuamente – Clesio.Net

A Terra está diminuindo continuamente

Um texto de Randall Munroe, do The New York Tomes, republicado pelo Estadão, diz que a Terra está diminuindo, embora não se perceba. O motivo é o vazamento contínuo da atmosfera, o que faz o Planeta perder várias toneladas de massa para o espaço todos os dias.

O trecho final do artigo diz:

Apesar da poeira espacial adicional, o planeta está realmente perdendo massa, porque nossa atmosfera vaza. A gravidade faz um bom trabalho em manter o ar da Terra em volta de nós, mas um fluxo fraco de gases leves – principalmente hidrogênio, mas também hélio e oxigênio – está continuamente escapando das margens da nossa atmosfera. Essas correntes são particularmente densas perto dos polos, onde o gás ionizado pelo Sol flui ao longo das linhas do campo magnético na forma de vento polar.

Graças à nossa atmosfera que vaza, a Terra perde várias centenas de toneladas de massa para o espaço todos os dias, significativamente mais do que estamos ganhando com a poeira. Então, no geral, a Terra está ficando menor.

Mas, não se preocupe: na taxa atual, levaria quatrilhões de anos para a Terra evaporar completamente, milhões de vezes mais que a vida útil esperada do Sol. Mas se o vazamento de ar o incomoda, você sempre pode tentar construir uma tampa gigante.

Deixe seu comentário