TV Multimídia
Home Quem somos     Twitter Facebook

30 anos depois
 
Publicado por Clésio Boeira | Clesio Boeira | 2012-05-16
Clésio Boeira
Clésio Boeira
Senadora Ana Amélia Lemos
 

PP divide ânimos com debate sobre aliança com o PCdoB.

 

O debate com PCdoB sobre aliança para a prefeitura de Porto Alegre anima uns e desanima outros progressistas. Daqui a dois anos, o PP poderá disputar o Palácio Piratini com reais chances de vitória, se não cometer erros políticos até lá. No dia 15 de novembro deste ano, faz 30 anos que o partido (à época PDS) venceu a última eleição para o governo gaúcho. Jair Soares superou Pedro Simon por escassa diferença de 22 mil votos, em 1982, e se tornou o primeiro governador eleito do período pós-militares. Fez um governo voltado à valorização do servidor público e ao controle do desperdício. Exemplos que partiam de dentro do próprio Palácio Piratini, onde até energia elétrica era economizada. Jair pagava bem o funcionalismo, mas exigia trabalho e respeito ao cidadão. Figura popular e de forte personalidade, dava trabalho à segurança pessoal e aos “omissos” do serviço público. Não raro, descia a rua da Ladeira, sozinho, mandando os seguranças voltarem para o Piratini. Também costumava ir pessoalmente conferir se pontos de atendimento à saúde pública funcionavam normalmente. As incertas ficaram famosas. Se houvesse reeleição, talvez tivesse comemorado outra vitória. Para 2014, o nome é Ana Amélia, a dona da iniciativa de aproximação com os comunistas.

 

Comissão da Verdade

Ao elogiar a Comissão da Verdade, da tribuna do Senado, Pedro Simon (PMDB) mostrou fotografia em que Dilma Rousseff, então militante esquerdista com 22 anos de idade, aparece durante seu julgamento por um tribunal militar: “Essa moça, pelo voto direto, é hoje presidente da República”. E emendou: “A comissão chega com atraso. Mais de 40 países já fizeram a mesma coisa”.

 

Saúde e qualidade de vida

A Corsan promete investir R$ 2,8 bilhões, contando com investimentos já captados. “Teremos obras de saneamento em todas as regiões do Rio Grande do Sul, possibilitando grande salto em saúde e qualidade de vida para todos", diz o presidente Arnaldo Dutra.

 

Lei de Acesso à Informação

No dia em que começa a vigorar a Lei Geral de Acesso à Informação, o Tribunal de Justiça do Estado inaugura o Serviço de Informações ao Cidadão, que passa a funcionar na Unidade de Protocolo e Arquivo Administrativo. Além de atendimento presencial, o próprio cidadão poderá fazer consulta on-line, usando uma espécie de sistema de autoatendimento em terminal de computador.

 

Mais transparência em contratos

A Assembleia Legislativa aprovou projeto do deputado Luciano Azevedo (PPS), que obriga a publicação das súmulas dos contratos celebrados pelos órgãos do governo gaúcho com particulares no Portal de Transparência.

 

Prêmio à inovação

Considerado projeto relevante pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação, o reassentamento da Vila Chocolatão, em Porto Alegre, será premiado com o Selo de Mérito 2012. A honraria será recebida, amanhã, em Brasília, na abertura do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social pelos arquitetos do Demhab, Denise Pacheco Campos e Rogério Santos Ferreira.

Comentar
Relacionadas - Todas
Assembleia prepara ação judicial contra perdas de cadeiras
Marco Feliciano insinua que Caetano tem pacto com o diabo
Banrisul abre concurso para preencher 266 vagas
Campanha do Desarmamento cresce 42% em uma semana
Acórdão do mensalão deve sair até sexta-feira
RS poderá receber delegações nas Olimpíadas 2016
Dmae apresenta alternativas para obras na Assis Brasil
 
BUSCA NO SITE
Carregando...
TOP SEMANA

Todos os direitos reservados © Clesio.Net Contato | Política de Privacidade